APEB participa de mais uma Reunião de Cidadãos Brasileiros do Norte de Portugal

No último dia 04, a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra participou, mais uma vez, da Reunião de Cidadãos Brasileiros do Norte de Portugal, com o mesmo intuito das anteriores, qual seja, formar uma proposta de revitalização e dinamização do Conselho de Cidadãos.

A reunião teve lugar nas dependências do Consulado-Geral do Brasil no Porto e teve início às 17:30, quando, após introdução geral do Cônsul, o presidente da APEB, Eduardo Monteiro, leu a proposta feita pela Associação para formação de um novo Conselho. Pela referida proposta, foi sugerido um relacionamento horizontal entre os membros do Conselho, isto é, todos seriam Coordenadores Regionais do Conselho, com exceção de duas funções rotativas, quais sejam, Coordenador Geral, responsável, externamente, pela representação, e, internamente, pela mediação e voto de desempate; e Secretário Executivo, responsável por cuidar das atas das reuniões e de outros pormenores burocráticos.

Na ocasião, foi suscitado por um dos presentes a questão dos voluntários e sobre a forma que estes deveriam ser regularizados. Para além disto, o Cônsul indicou que o novo Conselho deveria ter um número limitado de participantes de acordo com a quantidade de brasileiros habitando a região representada, ou seja, uma ideia de proporcionalidade.

Ademais, decidiu-se que a comunicação entre os representantes da região norte de Portugal seria feita via e-mail, bem como decisões simples seriam também tomadas com base em votações realizadas por e-mail.

A APEB esteve presente em mais uma importante reunião para decidir o futuro do Conselho de Cidadãos, apresentando ideias e representando os estudantes brasileiros que vivem em Coimbra.