Reunião de Cidadãos Brasileiros do Norte de Portugal

Foi realizada, no último dia 27 de Setembro de 2016, nas dependências do Consulado Geral do Brasil, na cidade do Porto, uma reunião entre o Cônsul-Geral do Brasil naquela cidade e diversos outros integrantes da comunidade brasileira do norte de Portugal representados.

A APEB, percebendo a importância do encontro, participou da reunião através do seu presidente, Eduardo Monteiro, que aproveitou a oportunidade para defender os interesses da comunidade académica brasileira.

Durante o evento, foram expostos não apenas as falhas da atual gestão do Conselho de Cidadãos, mas principalmente sugestões, objetivando a imediata adoção de medidas que busquem combater as ineficácias identificadas nas atividades do Conselho.

Sempre atento às necessidades da comunidade académica brasileira em Coimbra, o presidente da APEB, Eduardo Monteiro, discursou sobre a importância de utilizar os meios digitais para aproximar as diversas Associações e representações brasileiras ali presentes.

Ficou decidido, portanto, a criação de um grupo digital no facebook para que as Associações representativas das comunidades brasileiras em Portugal possam compartilhar problemas e soluções.

Ademais, rediscutiu-se sobre a possibilidade de criação de um novo Conselho de representantes junto ao Consulado para a comunidade brasileira em Portugal (Conselho de Cidadãos).

A APEB busca, portanto, com essas propostas fortalecer a ligação entre a comunidade de académicos brasileiros e seus representantes, assim como com o Consulado-Geral do Brasil no Porto, facilitando, assim, a resolução de eventuais problemas que possam surgir entre os estudantes brasileiros residentes em Coimbra.