Reunião de Cidadãos Brasileiros do Norte de Portugal – Consulado Geral do Brasil no Porto, Portugal

No decorrer do mês de Setembro, a APEB foi convidada pelo Vice Cônsul-Geral do Brasil no Porto, Dr. Durval Carvalho de Barros, atualmente exercendo a função de Cônsul-Geral em substituição ao Dr. Gelson Fonseca, a participar de mais uma reunião de Cidadãos Brasileiros do Norte de Portugal, juntamente com outros representantes da comunidade brasileira do norte de Portugal.

A reunião aconteceu nas dependências do Consulado-Geral, em 21 de Setembro de 2016, tendo comparecido a APEB/Coimbra na pessoa do presidente, Eduardo Monteiro. O Vice Cônsul-Geral fez a abertura da sessão, falando sobre questões relacionadas aos serviços do Consulado-Geral que trouxeram benefícios para os cidadãos brasileiros. Em seguida, iniciaram-se as discussões a respeito do foco central da reunião, qual seja, articular as demandas da comunidade brasileira trazidas pelos seus representantes presentes, com a ideia de elaborar novas questões de melhoria dos serviços consulares através do Conselho de Cidadãos já existente.

Nesse sentido, o Vice Cônsul-Geral permitiu que todos os representantes se reunissem durante uma hora, para que assim fossem discutidas propostas que melhor atendessem a comunidade brasileira em suas demandas, uma vez que tal conselho atuaria como interlocutor do Consulado frente à população brasileira. Na ocasião, o presidente da APEB/Coimbra, Eduardo Monteiro, foi eleito pelos presentes como mediador da sessão.

Foram levantadas diversas questões relevantes pelos representantes para revitalização das ações do atual Conselho de Cidadãos e construção de uma pauta a ser discutida na reunião seguinte. A reunião culminou com a apresentação do debate ao Cônsul-Geral, uma vez que este saiu da sala anteriormente para que os representantes, sozinhos, discutissem ideias e propostas.

A APEB esteve presente nesse importante momento, levando sugestões de melhorias efetivas para os estudantes brasileiros que vivem em Coimbra, bem como buscando auxiliar a todos no que tange à revitalização do Conselho de Cidadãos.