Reunião do Conselho de Cidadãos – Consulado Geral do Brasil no Porto, Portugal

Em junho de 2016, a APEB foi convidada pelo Cônsul-Geral do Brasil no Porto, Dr. Gelson Fonseca, a participar de uma reunião do Conselho de Cidadãos, juntamente com outros representantes da comunidade brasileira do norte de Portugal.

A reunião teve lugar nas dependências do Consulado-Geral, em 14 de Julho de 2016, tendo comparecido a APEB/Coimbra o presidente, Eduardo Monteiro, e do seu tesoureiro, Rafael Firpo. Foram discutidas importantes questões associativas, desde demandas dos estudantes brasileiros em Portugal, até apoios mais substanciais do Consulado às representações da região norte.

Um proveitoso encontro que proporcionou não só uma maior aproximação entre a APEB e o Consulado-Geral, mas também criou pontes entre os dirigentes associativos do norte, abrindo espaço para a promoção de eventos e, consequentemente,  uma maior união entre as associações representativas dos brasileiros que vivem em Portugal.

Na reunião, a APEB sugeriu a criação de um Consulado Itinerante, que consiste em trazer alguns dos serviços consulares mais utilizados, como autenticação de documentos, renovação de passaportes, etc, à Coimbra, a fim de que os estudantes brasileiros que aqui residem tenham acesso a esses serviços sem que precisem se deslocar até a cidade do Porto. Foi solicitado pela APEB ainda a realização de reuniões com mais frequência entre a associação e o Consulado, com o intuito de suprir as demandas associativas referentes ao consulado, além de promover uma ainda maior aproximação entre as entidades e  incentivar uma maior articulação, representatividade e visibilidade do Conselho de Cidadãos.

consulado1

Rafael Firpo – Tesoureiro/APEB e Eduardo Monteiro – Presidente/APEB

 

consulado3

Vice Cônsul-Geral do Brasil no Porto, Dr. Durval Carvalho de Barros (sentado); Cônsul-Geral do Brasil no Porto, Dr. Gelson Fonseca; Camila Lemann (sentada).

Além disso, tendo em vista os diversos eventos realizados pelo Consulado-Geral em sua sede, que, em razão da distância, não contam com a efetiva participação dos brasileiros residentes fora da cidade do Porto, a APEB questionou sobre a possibilidade de trazer alguns desses eventos para a cidade de Coimbra, o que proporcionaria uma maior adesão de estudantes brasileiros, bem como uma relação mais próxima entre esses estudantes e o Consulado.

E, assim, a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra marcou presença em mais uma reunião no Consulado-Geral do Brasil no Porto, discutindo ideias e levando propostas com o objetivo de facilitar e melhorar a vida do estudante brasileiro na cidade de Coimbra.