Reunião entre APEB e Consulado Geral do Brasil no Porto

Cônsul-Geral do Brasil no Porto, Dr. Gelson Fonseca; Camila Lemann; Eduardo Monteiro, Presidente/APEB; Vice Cônsul-Geral do Brasil no Porto, Dr. Durval Carvalho de Barros.
Cônsul-Geral do Brasil no Porto, Dr. Gelson Fonseca; Camila Lemann; Eduardo Monteiro, Presidente/APEB; Vice Cônsul-Geral do Brasil no Porto, Dr. Durval Carvalho de Barros.

A APEB/Coimbra, em novembro passado, solicitou o agendamento de uma reunião com o Cônsul-Geral do Brasil no Porto, Dr. Gelson Fonseca, com o objetivo de apresentar projetos e ideias, para os quais, a colaboração mútua era fundante.

Nesse sentido, em 22 de janeiro de 2016, o presidente da APEB, Eduardo Monteiro, foi recebido pelo Excelentíssimo Sr. Dr. Gelson Fonseca, circunstância na qual apresentou o trabalho desta Associação, bem como as diversas atividades e projetos desenvolvidos na sua gestão, desde cinemas e grupos desportivos a parcerias e seminários. Ressaltou, ainda, a união das associações da CPLP, aonde, inclusive, em um futuro próximo, haveria uma eleição para uma representação na Casa da Lusofonia, sede de todas as associações da CPLP.

Na ocasião foi questionado pela APEB como esta Associação poderia participar do Conselho de Cidadãos e do Conselho de Cidadania, a fim de oferecer algum apoio nesse sentido. Além disso, a APEB suscitou a possibilidade de intermediar a relação entre os estudantes brasileiros e o consulado, no transporte de documentos ou, até mesmo, a possibilidade de alguma procuração que permitisse à Associação auxiliar de outras formas os estudantes brasileiros perante o consulado.

A APEB questionou, ainda, sobre a possibilidade de uma ajuda financeira do consulado com o intuito de apoiar as atividades da Associação como um todo.

A reunião foi muito proveitosa e demonstrou, mais uma vez, o interesse e esforço da APEB em trabalhar lado a lado com o Consulado para oferecer um melhor e ainda mais eficiente apoio aos estudantes brasileiros em Coimbra.