Protocolo de colaboração com Museu da Ciência cria oportunidade para desenvolvimento de projetos

No sábado, 5 de dezembro, a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra (APEB/Coimbra) assinou um protocolo de colaboração com o Museu da Ciência.

O ato integrou as comemorações dos nove anos do Museu e contou com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva; do Secretário Geral da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo, Luís Gomes; da Diretora do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Professora Doutora Carlota Simões; e do Presidente da Associação de Estudantes Moçambicanos em Portugal – Núcleo de Coimbra, Kevin Silva.

A APEB/Coimbra foi representada pelo Presidente, Eduardo Monteiro, e pela Coordenadora de Assuntos Acadêmicos, Patrícia Anache.

O objetivo do protocolo é estimular a cooperação entre as duas entidades. Entre outros compromissos, destacam-se a oportunidade para estudantes e pesquisadores brasileiros de desenvolverem projetos a integrar na programação do Museu, e de realizarem estágios de curta duração.

Confira a lista completa de parceiros e benefícios aqui.

Leia o discurso do Presidente da APEB/Coimbra, Eduardo Monteiro, na integra:

Em primeiro lugar, gostaria de saudar os elementos da mesa,

Exmo. Sr. Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva,

Exmo. Sr. Secretário Geral da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo, Luís Gomes

Exma. Sra. Diretora do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Professora Doutora Carlota Simões.

Saudar também o meu homólogo aqui presente,

Exmo. Sr. Presidente da Associação de Estudantes Moçambicanos em Portugal – Núcleo de Coimbra, Kevin Silva,

E a todos os demais presentes.

Meus senhores e minhas senhoras,

Poder representar mais de 2000 brasileiros estudantes em Coimbra é uma tarefa extremamente desafiadora, que exige uma carga de responsabilidade muito grande, mas mais grande ainda é a recompensa de saber que o seu trabalho, por mais árduo que possa ser, está gerando frutos a esses mesmos representados.

Hoje, dia 05 de Dezembro de 2015, a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra tem a honra de poder festejar dois grandes acontecimentos, o aniversário do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, e a parceria entre o Museu e a Associação, criando pontes de colaboração no âmbito do desenvolvimento de nossas atividades.

Um dos reflexos imediatos de nossa parceria é, para todos os brasileiros estudantes da UC a “oportunidade de apresentar e desenvolver projetos e atividades, que serão integradas na programação do Museu”, criando um excelente caminho entre a vontade, a produção e a divulgação de projetos científicos e culturais cá em Coimbra.

Estamos muito gratos por poder ser parceiros desse grande centro conimbricense de preservação e difusão da ciência, um lugar em que a história está tão bem preservada, o presente, tão bem organizado, e com uma projeção de futuro visionária. No Museu conseguimos materializar melhor a influência da história em nossas vidas, a influência da história como base para um futuro promissor. E assim esperamos, a partir de hoje, fazer parte dessa base, fazer parte dessa história.

Sendo assim, e em nome da APEB, gostaria de agradecer a oportunidade que nos foi dada de colaboração e parceria, e gostaria de parabenizar o Museu pelo seu aniversário e a todos

aqueles que deixaram, de alguma forma, o seu contributo, para manutenção, valorização e promoção desse nobre espaço.

Muitíssimo obrigado,

Eduardo Pereira Monteiro